Tecnologia refletida na sociedade

A tecnologia é o reflexo do progresso, do crescimento. Quando aplicada, a inovação é clara em cada construção que termina, em cada sonho que inicia. É assim que funciona a forma de agir da DAHER Tecnologia, com ferramentas altamente tecnológicas e pautadas na evolução constante da sociedade por meio de um trabalho realizado.

GESTÃO TECNOLÓGICA  DE FUNDAÇÕES

GESTÃO TECNOLÓGICA DE FUNDAÇÕES

Gradientes térmicos elevados são comuns em blocos de fundação com altura igual ou superior a 2,0 metros. Devido ao grande volume de concreto, o centro do bloco e a superfície do mesmo apresentam grandes diferenças de temperatura, o que pode levar a formação de etringita tardia, à fissuração do concreto e ao rompimento do bloco. Para uma concretagem segura, a realização do estudo térmico do concreto é fundamental. Buscando o melhor desempenho da fundação de sua obra, realizamos ainda os ensaios necessários à comprovação da integridade e capacidade de carga das estacas. Através do cruzamento de dados, os resultados das análises realizadas permitem ao projetista a otimização do projeto de fundações.  

Levantamento das anomalias preexistentes e avaliação da estabilidade anterior ao início de escavações.

Estudo de refrigeração do concreto por modelagem matemática pelo método de elementos finitos levando em conta as tensões de origem térmica com cálculo tridimensional para a definição de temperatura de lançamento do concreto.

Indicação, no estudo térmico, dos locais para instrumentação de medição da evolução de temperaturas do concreto e os procedimentos a serem seguidos antes, durante e após a concretagem de blocos.

Cálculo e definição das temperaturas adequadas de lançamento do concreto e as temperaturas máximas a serem atingidas após a concretagem, além de acompanhamento e leituras das temperaturas durante e após as concretagens.

Determina a capacidade de ruptura da interação estaca-solo. Também podem ser obtidos dados como a resistência do solo, as tensões máximas e integridade da estaca, seu deslocamento máximo durante o golpe e o desempenho do martelo.

Verificação do real comportamento e comprovação do desempenho estrutural das estacas, através da relação entre recalque e carga de trabalho. Pode ser obtida a resistência de ponta e distribuição do atrito lateral e o coeficiente de segurança do estaqueamento.

Comprovação da integridade das estacas com a verificação de falhas de concretagem ou quebras na estaca.

O cruzamento de dados dos ensaios de PIT, PDA e PCE permite ao projetista otimizar o projeto, gerando economia e segurança para a obra.

Contato para programação do serviço (41) 3336-3701 / (41) 3339-8106 Eng. Ney Guimarães Filho
Desenvolvido por