Tecnologia refletida na sociedade

A tecnologia é o reflexo do progresso, do crescimento. Quando aplicada, a inovação é clara em cada construção que termina, em cada sonho que inicia. É assim que funciona a forma de agir da DAHER Tecnologia, com ferramentas altamente tecnológicas e pautadas na evolução constante da sociedade por meio de um trabalho realizado.

GESTÃO TECNOLÓGICA DE TERRAPLENAGEM

GESTÃO TECNOLÓGICA DE TERRAPLENAGEM

Visando o melhor desempenho de obras de terraplenagem, a Gestão Tecnológica de Terraplenagem inclui a consultoria, ainda na fase de projeto para definição do escopo de ensaios laboratoriais e de campo necessários ao atendimento dos requisitos de projetos e especificações técnicas. São realizados ensaios de caracterização de solos em laboratório e no campo (e.g. controle de umidade, grau de compactação, definição de espessura de camada, etc.). Todos os resultados são avaliados junto ao engenheiro responsável, de modo a auxiliar nas tomadas de decisão. Em obras já iniciadas, fazemos a avaliação da compactação realizada, oferecendo consultoria e suporte técnico para a realização de eventuais correções necessárias. 

Realização de ensaios laboratoriais e de campo, imprescindíveis para o bom desempenho das obras de terraplenagem.

Estes ensaios classificam o solo e determinam sua aplicabilidade. É determinada a curva granulométrica, o limite de liquidez e de plasticidade, as massas específicas e absorção de água do solo.

Os ensaios de compactação de solos são essenciais para serem obtidos os parâmetros de controle durante a execução da terraplenagem – a densidade máxima e a umidade ótima do solo.

O Índice de Suporte Califórnia determina a capacidade de suporte de um solo compactado. Permite conhecer a expansão deste solo compactado quando saturado e indica sua perda de resistência nesta condição.

Tendo por base a densidade máxima e a umidade ótima do solo, são realizados ensaios de densidade e umidade do solo compactado para controlar a compactação do aterro. A relação entre a densidade do solo compactado e a densidade máxima deste solo indicam seu Grau de Compactação.

Em obras de terraplenagem já executadas, é cravado um cilindro no solo e encaminhado para o laboratório. Assim, tem-se o suporte real do solo que fora compactado.

Com a utilização de retroescavadeira, é aberta uma janela de inspeção (na profundidade que se desejar) de um aterro compactado. Assim, podemos verificar o horizonte de camadas de compactação.

Contato para programação do serviço (41) 3336-3701 / (41) 3339-8106 Eng. Ney Guimarães Filho
Desenvolvido por