INOVAÇÃO QUE GERA SOLUÇÃO
É o edifício mais alto de Curitiba e o 18º prédio mais alto do Brasil (com altura de 153 e 43 andares), com realização Rossi e construção Thá. Nesse edifício, a Daher realizou o estudo térmico para os blocos de fundação, com análises de temperatura e de tensões de origem térmica do concreto. Além disso, a Daher deu todas as orientações necessárias sobre os procedimentos para a execução da concretagem e cura dos blocos.
Durante a execução dos blocos, foi realizado o acompanhamento das concretagens com ensaios para o controle tecnológico e avaliação da temperatura do concreto. Foram medidas as temperaturas do concreto fresco em cada caminhão, para garantir que estivessem em torno de 15°C conforme recomendado. Para o acompanhamento da evolução das temperaturas após concretagens, foram instalados termopares em 7 pontos, determinados a partir da análise tensional da estrutura, considerando a evolução das propriedades mecânicas e viscoelásticas do concreto.
Com esses cuidados, apesar das grandes dimensões dos blocos de fundações, não ocorreram fissurações de origem térmica, contribuindo para a segurança estrutural e durabilidade das fundações.
Gestão Tecnológica do Concreto, incluindo:
Gestão Tecnológica de Argamassas e Revestimentos, incluindo:
Ensaio Tecnológico de Materiais
PREVENÇÃO, DIAGNÓSTICO E RECUPERAÇÃO
Monitoramento de Estruturas e Contenções